Imagem

 

A Prefeitura Municipal de Matureia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a Campanha de Vacinação contra Raiva Animal 2020 no mês de setembro e outubro deste ano, atingindo a meta de imunização de cães e gatos com a vacinação de mais de mil animais.

As atividades foram iniciadas no dia 21 de setembro e estendidas até o dia 10 de outubro, no qual foi realizado o dia D de vacinação em vários pontos estratégicos da cidade.   As atividades da campanha foram desenvolvidas pelos Agentes de Combate a Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e contou com a parceria de alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O cronograma de vacinação foi organizado por localidades da zona rural e urbana de Matureia, de acordo com as áreas de trabalho dos Agentes de Saúde.

 Em todas as comunidades rurais foram organizados pontos de vacinação para facilitar o acesso dos moradores que iriam levar seus animais domésticos para vacinar. A vacinação aconteceu nas comunidades Jabre, Santo Antônio, Catolé, Cachoeira, Santa Tereza, Flores, Livramento, dentre outras localidades da zona rural.

A campanha de vacinação antirrábica é anual e tem como objetivo combater a doença viral raiva, também conhecida como rábia. Um animal infectado pode transmitir a doença para seres humanos pela saliva, geralmente, por meio da mordedura, os cães e gatos são os principais transmissores.

 

Raiva animal – A raiva é um vírus, uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para o homem) quase erradicada atualmente, mas, mesmo assim, muito temida. Isso porque a taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é de quase 100%.  Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos.  O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. Fonte: https://paraiba.pb.gov.br/