Imagem

 

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando a campanha Novembro Azul de conscientização sobre o câncer de próstata, promovendo palestras e atendimentos de saúde para homens do município de Matureia.

 O Enfermeiro da Unidade Municipal de Saúde, Osiel Ferreira, realizou uma palestra sobre o câncer de próstata e numa conversa aberta e participativa os homens tiraram dúvidas e puderam conhecer mais sobre a doença. Foram debatidos assuntos sobre sintomas, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, enfatizando a importância do cuidado com a saúde. A realização de consultas médicas e exames regulares são iniciativas para prevenção da doença.

O câncer de próstata pode ser diagnosticado pelo teste de psa (Antígeno prostático específico) e pelo exame de toque retal, procedimentos capazes de detectar a doença no seu estado inicial. A partir dos exames é possível verificar possíveis alterações na próstata, identificando precocemente casos de câncer e outras doenças da próstata. 

Assim como nos últimos anos, a Secretaria de Saúde promoveu atendimentos do médico especialista em urologia, Dr. Antônio Segundo, na UBS municipal, reunindo dezenas de homens para consultas e exames com o profissional, que também falou um pouco sobre o tema para o público presente antes do início dos atendimentos. No total, foram promovidos 100 atendimentos de consultas e exames de toque retal.

A Secretaria Municipal de Saúde também está promovendo palestra e atendimentos nas comunidades rurais. Nesta quinta-feira (19) houve uma palestra com médica e enfermeira no sítio Pedra Lavrada com atendimentos para os homens que estavam presentes.