anuncio

Parabéns Maturéia: 24 anos de história e crescimento

Comentários 350



 

Hoje, 14 de Dezembro, o município de Maturéia completa 24 anos, marcados pela sua história e crescimento constante.

 

HISTÓRIA

O povoado de Maturéia pertencia ao município de Teixeira - PB. Durante sua formação evoluiu da condição de ponto de passagem de mercadores e tangerinos de gado para um arruado que ficou famoso pelo fenômeno vegetal da prolongada maturação dos seus cajueiros. Os maturis, como são chamados os cajus novos, ainda verdes (pedúnculos) tinham longa maturescência na região, o fenômeno tem explicação científica: Maturéia fica muito próxima às elevações serranas que culminam no Pico do Jabre, o ponto mais alto do Estado da Paraíba e segundo da região Nordeste. A Vila de Maturéia foi transformada em cidade, desmembrando-se de Teixeira, por meio da Lei 6.175 de 14 de Dezembro de 1995.

São considerados fundadores do município os ascendentes das famílias Dantas, Jerônimo, Vasco, Maia, Costa e Firmino.


CRESCIMENTO

Abrigando o ponto mais alto do Estado da Paraíba, nesses 24 anos de história Maturéia cresceu não apenas em número populacional, mas na especialidade do ecoturismo, sendo cenário perfeito para prática de esportes e atividades em meio à natureza na região do Pico do Jabre.

Com uma área de conservação que abrange 852 hectares, o Pico do Jabre dispõem de atributos naturais e abriga uma rica diversidade de fauna e flora. Possuindo 1.197 metros de altitude é bastante procurado por amantes do esporte do Voo livre por ser um ponto ideal para praticar modalidades do esporte, o Parapente e a asa Delta, além de voos de Paramotor e Rapel.

A prática de esportes de aventuras no Pico do Jabre eleva a potencialidade do turismo no município de Maturéia. Dispondo da Rampa de Voo Livre mais alta do Nordeste, o Pico do Jabre atrai amadores e profissionais do esporte de vários estados para conhecer o lugar e participar dos Festivais de Voo livre, que acontecem anualmente no município de Maturéia, hoje, reconhecida pela lei nº 10.885 de 26 de maio de 2017 como a Capital Paraibana do Voo Livre. Com a potencialidade para o turismo, Maturéia cresceu em gastronomia, hotelaria, comércio e cultural local.   O município de Maturéia também é palco de tradicionais festas juninas e ações de preservação do Meio Ambiente no Pico do Jabre.  Atividades que dão visibilidade à Maturéia e que enriquecem a imagem da cidade e aumentam seu crescimento a cada dia.