anuncio

Prefeitura de Maturéia decreta situação de emergência diante da pandemia de infecção humana pelo coronavírus

Comentários 117



A Prefeitura Municipal de Maturéia publicou nesta quarta-feira (18) o decreto de situação de emergência no município diante da situação de pandemia mundial e da decretação de emergência em saúde pública de interesse nacional pelo Ministério da Saúde e declaração da condição de pandemia de infecção humana pelo coronavírus definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Diante da urgência de se estabelecer um plano de ações de combate a disseminação da infecção humana pelo coronavírus (COVID-19), a Prefeitura Municipal de Maturéia determina situação de emergência no período de 60 dias, na qual serão desenvolvidas ações emergenciais para conscientização da população, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, suspensão de eventos com aglomeração, que tenham público igual ou acima de 40 pessoas em espaços fechados e 100 pessoas para espaços abertos, priorização de atendimentos de saúde de urgência e  funcionamento em horário especial da Secretaria Municipal de Saúde.

O decreto também determina a suspensão das aulas da Secretaria de Educação, bem como da Secretaria de Ação Social, pelo período de 30 dias, que vão de 19 de março a 19 de abril de 2020, além das aulas outras atividades como treinamentos, congressos e demais eventos com aglomeração também estão suspensos pelo igual período, podendo esse tempo ser prorrogado ou antecipado mediante o controle da situação.

O documento também autoriza a adoção de todas as medidas necessárias diante da situação de emergência pela pandemia de infecção humana pelo coronavírus, como a aquisição de produtos/materiais, equipamentos, medicamentos, contratação de pessoal técnico na área da saúde para contenção/combate à doença e outros medidas necessárias.

Clique aqui e veja o decreto 

 

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.


Como prevenir o contágio:

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

Evite aglomerações se estiver doente;

Mantenha os ambientes bem ventilados;

Não compartilhe objetos pessoais.

 

FONTE: https://coronavirus.saude.gov.br/