anuncio

Profissionais da Educação Municipal participam da formação SOMA

Comentários 41

O SOMA (Pacto Pela Aprendizagem na Paraíba) é um programa que se constitui em uma Política Estadual de Alfabetização e um importante instrumento de colaboração entre o Estado e os Municípios. Neste sentido, o objetivo do SOMA é assegurar condições para que todas as crianças da Paraíba se apropriem do sistema de escrita alfabético e desenvolvam suas capacidades de letramento no Ciclo de Alfabetização e melhorar os indicadores de aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamental.

Diante desta proposta, o município fez a adesão ao programa, e desde 2017 atuamos no Ciclo de Alfabetização com formações em serviço – (do 1º ao 3º anos) e realizamos as avaliações externas tanto do Ciclo quanto no 5º e 9º anos. Em 2019 a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia junto com a UFPB estenderam as formações aos 5º anos.

A Coordenadora responsável pelo Programa no município é Maria Socorro Aquino, que juntamente com a Formadora Mírian Pedrosa e Luzia Travasso participaram das formações na cidade de Patos-PB, sobre a Coordenação da 6ª Gerência de Ensino, e em sequência repassaram a formação para os docentes no município.

A primeira formação realizada esse ano no município de Matureia, aconteceu sábado (14) com duração de 8h na E.M.E.F. José Ramalho Xavier, junto ao grupo de professores que atuam no Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º anos). Na ocasião, a Secretária de Educação Maria do Socorro da Costa Alves, esteve presente e iniciou os trabalhos com as boas vindas, enfatizou a importância e o comprometimento dos professores com o alfabetizar letrando nessa fase de aprendizagem dos alunos. Como também o objetivo do Programa que é alfabetizar na idade certa.

A Secretaria de Educação municipal abraçou a proposta do SOMA – Pacto Pela Aprendizagem na Paraíba desde o momento da adesão. E, conta também com as gestoras das instituições de ensino e do corpo docente, dentro de uma mesma linha de pensamento e comprometimento com a aprendizagem dos alunos, de modo que a parceria se dê em consonância com o Programa.

FONTE: Secretaria Municipal de Educação