A academia municipal da saúde promoveu nesta quarta-feira (20) atividades físicas na praça pública em alusão à campanha de prevenção ao suicídio, o “setembro amarelo”. Vestidos com a cor da campanha, participantes da academia realizaram exercícios físicos sob a coordenação do Profissional de Educação Física, Édipo Alves.

A prática regular de atividades físicas contribui no tratamento e prevenção da saúde mental, auxiliando em quadros de depressão, ansiedade, transtornos de humor e sono. “Entre os benefícios que a atividade física pode proporcionar está também o da saúde mental, não importa qual atividade escolhida, o importante é se movimentar e ter prazer com os exercícios”, explicou Édipo Alves.

Por meio de aulas de educação física da academia da saúde, os participantes praticam diferentes exercícios físicos que proporcionam o fortalecimento muscular, melhoramento do equilíbrio, coordenação motora, velocidade e agilidade, além de proporcionar o bem-estar. As aulas são organizadas em exercícios variados, como alongamentos, atividades de fortalecimento muscular, treinos em circuitos funcionais, aeróbica e danças.

As aulas acontecem todas as semanas, das segundas-feiras às quintas-feiras, a partir das 6h manhã. Nas terças-feiras e quintas-feiras, as aulas também acontecem durante à tarde, a partir das 16h45.
 

A campanha Setembro Amarelo

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o “Setembro Amarelo” é a maior campanha antiestigma do mundo. Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave.

É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

 

« Voltar