O Dia Mundial da Saúde Bucal, lembrado no dia 20 de março, conscientiza a população sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal. Nesta semana, a saúde bucal foi temática de mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE) realizada na Escola Municipal Eduardo Dantas Wanderley.

O Cirurgião-dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS), Gustavo Ramos, promoveu uma palestra sobre a prática correta de escovação dos dentes e higiene da boca. “Na infância a saúde bucal é crucial para o desenvolvimento de hábitos saudáveis, promove a educação odontológica, evitando cáries, inflamações e demais problemas bucais. Hábitos esses que evitam mau hálito, gengivite, dentes amarelados, aftas, sensibilidade, cáries, perda do esmalte e câncer de boca”, explicou.

Foi promovido um momento lúdico com as crianças, transmitindo as principais informações sobre a higiene bucal na infância. A ação contou com a aplicação de flúor e a distribuição de kits de higiene bucal para as crianças.

De acordo com Gustavo Ramos, muitas doenças começam pela boca, algumas com prognóstico comprometedor como diabetes e anemia. Na UBS municipal são disponibilizados atendimentos para prevenção da saúde bucal, a exemplo de restaurações (obturação), extração de dentes simples e limpeza dentária.

O programa

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa a integração permanente da educação e da saúde, por meio de ações para proporcionar melhoria da qualidade de vida da população, possuindo o objetivo de unir educação e saúde no ambiente escolar. Através do programa são desenvolvidas diferentes ações educativas de promoção, prevenção e atenção à saúde nas escolas. As atividades do PSE em Matureia são realizadas regularmente, organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.