29/06/2019

Os Agentes Comunitários de Saúde da equipe Dr. Esdras Guedes de Maturéia participaram na última sexta-feira, (28), da reunião de matriciamento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no município de Brejinho ? PE, sobre temática de territorialização. A participação dos Agentes de saúde de Maturéia teve a finalidade de apresentar aos profissionais de saúde de Brejinho a criação do mapa territorial que abrange as áreas de atendimento dos ACS em Maturéia.

O mapa ilustra de forma sistemática as zonas de atuação de cada agente de saúde de Maturéia, sendo um instrumento de auxílio para realização e análise do trabalho diário dos profissionais. Os agentes atualizam o mapa regularmente, acrescentando novas informações de acordo com os dados obtidos pelo acompanhamento da saúde das famílias.

A ideia da criação do mapa territorial de forma artesanal chamou a atenção da Coordenadora da Equipe NASF do município de Brejinho, Janaína de Noronha Nóbrega , que é responsável pelas reuniões de matriciamento com as equipes de saúde de Brejinho.

 ?Como eu tinha visto todo o empenho deles (ACS) nesse mapa e, por ter sido feito a mão, um mapa dinâmico, vivo e atualizado, eu fiz o convite a eles. O objetivo foi a troca de experiências, mostrar aos agentes de saúde de lá (Brejinho ? PE) e, à equipe como todo, que é possível você se dedicar e fazer bons trabalhos quando você coloca a intenção artesanal, não há necessidade de esperar muitos recursos?, disse Janaína, que também atua como Fisioterapeuta na Unidade de Saúde de Maturéia.

?Foi muito bacana essa troca de experiência, falando de igual para igual, de agente de saúde para agente de saúde. E também os outros (profissionais) que viram através do trabalho deles (ACS), que eles fizeram de livre e espontânea vontade, mostrando amor e dedicação ao que eles fazem?.

 

« Voltar