A Secretaria Municipal de Saúde implantou um plano de ação nas escolas municipais para incentivo à alimentação natural e hábitos de vida saudáveis. O plano disponibiliza kits para criação de hortas pelos alunos e professores, e é desenvolvido por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e da Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Com a execução do plano, a Secretaria de Saúde pretende estimular nas escolas o debate sobre temas de vida saudável. “Essas hortas visam o incentivo a alimentação saudável e natural. Todas as escolas rurais e urbanas receberam o kit, contendo enxada, pá, sementes, carrinho de mão, regadores, kit jardinagem e ancinho”, disse a Coordenadora de atenção primária à saúde e do PSE em Matureia, Juliana Gama.

Juliana ainda destaca que as escolas podem trabalhar os mais diversos temas com atividades sobre a horta, além de contribuir para o meio ambiente e ajudar na manutenção de um cardápio escolar saudável e rico em cores e sabores. “As escolas também pode compartilhar o cuidado dessas hortas com as pessoas que cumprem medidas socioeducativas”, completou.

O plano de ação foi apresentado aos gestores e professores das escolas por Juliana Gama, que explicou os principais objetivos da ação, entre eles, estão a criação da horta em todas as escolas; alimentação saudável e compartilhamento dos cuidados com a horta com as pessoas que cumprem medidas socioeducativas.