Os enfermeiros da saúde municipal de Matureia participaram de um aperfeiçoamento na Atenção Primária à Saúde (APS) no cuidado ao recém-nascido, conhecendo novas técnicas, informações e orientações sobre a atenção à saúde do bebê. O aperfeiçoamento foi promovido pela 6ª Gerência Regional de Saúde em alusão à campanha “Agosto Dourado” sobre a importância do aleitamento materno.
Foram transmitidas informações sobre o cuidado com o recém-nascido logo após a saída da maternidade; orientações sobre a sucção e pega correta na hora da amamentação; visita puerperal precoce; cuidados com coto umbilical; triagem neonatal (teste do pezinho, orelha, língua e coração) e problemas que possam ocorrer com o recém-nascido que são de responsabilidade da APS e da equipe de saúde da família. O aperfeiçoamento tem o objetivo de fortalecer as ações desenvolvidas pela APS.
Além dos profissionais do município de Matureia, o aperfeiçoamento também foi proporcionado aos enfermeiros dos demais municípios da 6ª Região de Saúde.
O que é atenção primária?
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
Fonte: https://www.gov.br/saude
« Voltar© 2024. Prefeitura Municipal de Maturéia. Todos os direitos reservados.