O produto final do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), elaborado pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi apresentado nesta sexta-feira (17), em uma conferência municipal com a participação de representantes da gestão municipal e sociedade civil.
No encontro, foi apresentado e discutido o resumo dos produtos entregues e avaliados pelo Comitê de Coordenação do PMSB, contendo as principais informações e propostas a serem desenvolvidas no município referentes aos quatro serviços de saneamento básico - Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Manejo de Águas Pluviais e Gestão dos Resíduos Sólidos.
A elaboração do plano contou com a participação da população, por meio do relato dos moradores sobre os principais problemas enfrentados nas áreas do abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas das chuvas e gestão dos resíduos sólidos, conforme a realidade de cada comunidade rural ou bairro da zona urbana.
O Plano Municipal de Saneamento Básico abrange pontos sobre serviços de água, esgotos, resíduos sólidos, drenagem das águas pluviais urbanas e entre outros aspectos do saneamento básico. O Plano Municipal de Saneamento foi discutido e elaborado de forma conjunta com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil, abordando assuntos para promoção da política de saneamento básico e saúde urbana.
O plano municipal deve garantir a promoção da segurança hídrica, prevenção de doenças, redução das desigualdades sociais, preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico do município, ocupação adequada do solo, e a prevenção de acidentes ambientais e eventos como enchentes, falta de água e poluição.
« Voltar
© 2024. Prefeitura Municipal de Maturéia. Todos os direitos reservados.