A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta quarta-feira (24), um chá da tarde para as profissionais mulheres que integram os programas, as ações e os serviços de assistência social em Matureia.

As profissionais participaram de um workshop de maquiagem, onde puderam aprender as principais técnicas para produzir maquiagens básicas que podem ser usadas no dia a dia e em festas. O evento proporcionou um momento de integração e bem-estar entre as profissionais, além de estimular o cuidado com a beleza e a autoestima da mulher.

O chá da tarde também contou com distribuição de presentes de beleza. Participaram do momento, profissionais mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Programa Criança Feliz.

Conheça o SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS, ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O SCFV realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos possui um caráter preventivo, pautado na defesa e na afirmação de direitos, e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Conheça o Programa Criança Feliz

O Criança Feliz é um programa do Governo Federal voltado a famílias de baixa renda, que tem como objetivo o desenvolvimento integral da primeira infância. O programa visa o atendimento a gestantes e crianças de até três anos de idade inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e a crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A ação consiste em realizar visitas domiciliares e levar orientações às famílias para o melhor desenvolvimento na primeira infância, ao integrar ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos.

O programa é coordenado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, e conduzido pela Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano.

A proposta do programa tem como foco o acompanhamento e estímulo ao desenvolvimento infantil a partir de ações que incentivam o crescimento saudável, adequado e feliz da criança, considerando seu contexto vida e ambiente familiar, com cuidado integral e integrado com a criança, desde a concepção até os 6 anos de idade. Tem como ponto central a visita semanal de técnicos às casas das famílias de baixa renda para acompanhar e estimular o desenvolvimento das crianças.