A base descentralizada do SAMU em Matureia recebeu na quinta-feira (25), uma visita técnica da equipe da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Governo Estadual. A visita teve a finalidade de averiguar a adesão dos padrões técnicos de funcionamento da base no município.

De acordo com o enfermeiro, Bruno Wanderley, a verificação dos padrões de funcionamento base habilita o recebimento de recursos. “Eles vieram fazer a primeira visita técnica para saber se estamos dentro dos padrões para poder habilitar e começar a receber recursos para manter a equipe do SAMU de Matureia”.

A estrutura da base do SAMU em Matureia foi aprovada com a assinatura do termo de compromisso da base descentralizada de Matureia, como pertencente à regional do SAMU de Patos - PB, em responsabilizar-se junto a Central de Regulação de Urgência (CRU) nos quesitos preconizados pelo Ministério da Saúde. Dentre os compromissos firmados, estão o contato frequente entre as coordenações sobre dados epidemiológicos; padronização visual de profissionais e instrumentos atrelados ao serviço; manutenção do veículo; treinamento e a constante capacitação dos profissionais em suas respectivas áreas de atuação para o serviço.

A base é composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. Os profissionais participaram de forma regular de cursos de aperfeiçoamento sobre técnicas de atendimentos de urgência e emergência, a exemplo do curso PHTLS (Prehospital Trauma Life Support ou Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma), voltado ao atendimento pré-hospitalar em casos de urgência e emergência.

O projeto para implantação da base do SAMU em Matureia foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde e encaminhado à Comissão Intergestores Regional (CIR) em Patos – PB e, posteriormente, enviado à Comissão Intergestores Bipartites (CIB) em João Pessoa – PB, recebendo a aprovação final no ano de 2020.