A Secretaria Municipal de Assistência Social está desenvolvendo neste mês de Maio ações da campanha alusiva ao dia 18 de maio, lembrado como o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes. Nesta quarta-feira (18), foi promovida uma caminhada na avenida central da cidade e na feira pública, com distribuição de panfletos que alertam sobre o abuso infantojuvenil e como denunciar os casos.

Os profissionais da Secretaria, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Programa Criança Feliz e Conselho Tutelar se uniram para desenvolver a campanha, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a proteção da criança e do adolescente e como identificar e denunciar casos de abuso e exploração sexual. Alunos e professores da Escola Municipal Maria Tâmara Souza do Nascimento também participaram da caminhada.

Os profissionais também estão passando pelas escolas municipais para conscientizar alunos e equipe escolar sobre a finalidade da campanha, enfatizando a importância da garantia dos direitos e da proteção das crianças e adolescentes.

 

História do Dia 18 de Maio

A campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é lembrada no dia 18 de maio em razão de um crime bárbaro que aconteceu em Vitória ? ES no dia 18 de maio de 1973, que conhecido como o caso Aracely. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média/alta daquela cidade. O crime apesar de sua natureza hedionda até hoje está impune.

« Voltar