Caminhada no combate ao mosquito da dengue

 

Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate a Endemias se uniram numa caminhada contra o mosquito aedes aegypti nesta quarta-feira (08). Os profissionais realizaram a distribuição de alevinos (piabas) para serem colocados em reservatórios de água e reforçaram a conscientização da população sobre os cuidados contra à dengue.

A distribuição dos alevinos faz parte do trabalho dos profissionais no combate à dengue. As piabas são colocadas em reservatórios fechados e abertos, como tonéis, caixas d'água e cisternas. A distribuição é uma das alternativas para combater o aedes aegypti, com as piabas nos reservatórios é possível eliminar as lavas que dão origem ao inseto. 

Para combater à dengue, os Agentes de Endemias realizam periodicamente inspeções em residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais no perímetro urbano para buscar focos endêmicos de doenças, como a dengue. Ao constatarem a presença de larvas do mosquito aedes aegypti, os profissionais realizam o trabalho de eliminação da água parada, caso seja em terrenos baldios, e orientam populares para esvaziar recipientes com água parada nos quintais das residências e tamparem os reservatórios de água, além de distribuírem regularmente as piabas para os reservatórios.

« Voltar