Pela primeira vez, cursos de capacitação do programa Paraíbatec Agricultura Familiar serão oferecidos para a população agricultura de Matureia. Nesta segunda-feira (26) a coordenação do programa realizou uma visita técnica na Escola Municipal Maria Tâmara, que será a instituição que vai receber as aulas dos cursos de capacitação.
Foram verificados aspectos técnicos da estrutura e funcionamento da escola para avaliar se o espaço é adequado para receber os cursos do programa. Houve um primeiro encontro da coordenação do Paraíbatec com o Prefeito Zé Pereira e, logo em seguida, o Secretário de Desenvolvimento, Jackes Rodrigues, a Secretária de educação, Maria do Socorro Alves, a representante da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER), Zenaide Firmino, e o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Rodolfo Silva, acompanharam a equipe da coordenação do programa na visita técnica, onde apresentaram a estrutura da escola.
Os cursos oferecidos no município vão ser posteriormente comunicados pelo Secretaria Municipal de Desenvolvimento para que o público-alvo possa se inscrever. Até o momento, será disponibilizado um curso de capacitação que, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, terá início, provável, em outubro deste ano e se estende até fevereiro do próximo ano. O curso terá carga horária de 4 horas por dia, com aulas teóricas e práticas de segunda a quarta-feira em turno noturno.
Da região de Patos, apenas os municípios de Matureia, Quixaba e Santa Luzia foram contemplados pelo programa. Os cursos foram viabilizados pela Secretaria de Desenvolvimento, que no mês de abril deste ano preencheu o formulário de adesão ao programa. Os cursos serão oferecidos com o objetivo de qualificar membros de famílias agriculturas de Matureia e evitar o êxodo rural. O Paraíbatec Agricultura Familiar proporciona a qualificação profissional do público agricultor, valorizando a agricultura familiar nos municípios.
Os critérios para participação no programa e informações sobre os cursos serão divulgados em edital pelo Paraibatec. ?As definições sobre quais cursos serão disponibilizados, e os critérios tanto para professores participantes quanto para alunos, serão definidos pelo próprio governo do estado/Paraibatec e divulgados posteriormente?, explicou Secretário de Desenvolvimento, Jackes Rodrigues
O programa Paraíbatec Agricultura Familiar é uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia.
Fonte: https://paraiba.pb.gov.br/
« Voltar
© 2025. Prefeitura Municipal de Maturéia. Todos os direitos reservados.