Desligamento voluntário do Auxílio Brasil

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano recebe com frequência populares que solicitam o desligamento voluntário do Programa Auxílio Brasil em razão da concessão de benefícios previdenciários. Quando uma família solicita o desligamento voluntário, por não precisar mais do benefício, dá a oportunidade de outra família participar do programa.

“Aqui em Matureia temos casos de muitas pessoas que agindo de forma honesta procuram a Secretaria de Desenvolvimento Humano e solicitam o desligamento voluntário, uma vez que alguém se aposenta, passa em concurso, trabalha de carteira assinada entre outros casos de mudança de renda”, explicou o Secretário de Desenvolvimento, Jackes Rodrigues.

 

O desligamento voluntário não impede a família de um possível retorno imediato ao programa caso haja necessidade. “Poucas famílias tomam essa decisão por achar que não poderão mais fazer parte do programa ou que a qualquer momento podem voltar à condição anterior de vulnerabilidade social. Mas não é assim que funciona. A qualquer momento, dentro do prazo de 36 meses, famílias que tenham se desligado voluntariamente do Programa Auxílio Brasil por não necessitarem mais do benefício financeiro, podem retornar imediatamente”.

 

O desligamento voluntário evita que o benefício seja cancelado por outros motivos, como o aumento da renda familiar por pessoa, que não permite o retorno imediato ao programa. “Enfatizo que de forma alguma a família ficará proibida de regressar ao programa caso perca a renda, porém, o não desligamento constando renda acarreta em cancelamento, e este não há possibilidade do retorno imediato ao programa. Fazendo o desligamento voluntário, a partir do momento que a família volta a ter perfil, pode procurar a Secretaria de Desenvolvimento que a gente trata no sistema a solicitação de reversão”, disse Jackes Rodrigues.

 

« Voltar