As profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Matureia promoveram no Dia Internacional da Mulher, dia 08 de março, um debate sobre o tema ?Enfrentando à violência doméstica em períodos de pandemia? para mulheres representantes da Associação das Mulheres de Matureia.

Foi discutido o aumento do índice da violência doméstica durante neste período de pandemia provocado pelo novo coronavírus com a frequência da convivência em casa.  A permanência por maior tempo dentro de casa contribuiu para a intensificação de ofensas, ameaças e agressões físicas entre os casais no ambiente doméstico.

A Assistente Social, a Psicóloga e a Orientadora Social do CREAS, destacaram os tipos de violência que ocorrem com maior frequência durante este período de pandemia, como a violência física e psicológica que podem causar o surgimento da depressão, medo e ansiedade.

As profissionais apresentaram os canais de comunicação que podem ser utilizados para denúncias da violência doméstica, como o telefone 180, e também falaram sobre os serviços prestados pelo unidade para orientação, proteção e acompanhamento às famílias em situação de risco pessoal e social, ameaça ou violação de direitos.  

A presença das representantes da Associação das Mulheres de Matureia teve o intuito de contribuir para a multiplicação das informações transmitidas pelas profissionais do CREAS a outras mulheres que fazem parte da associação, assim como, da comunidade como toda.

O evento seguiu todas as recomendações de saúde, como o uso da máscara e do álcool em gel, e poucas pessoas para não aglomerar. Na entrega da unidade, foram entregues máscaras às mulheres e disponibilizado álcool para higienização das mãos.

« Voltar