O encontro do grupo de gestantes promovido regularmente pela Secretaria Municipal de Saúde abordou nesta quarta-feira (11) o tema sobre anomalias genéticas no bebê.
A temática foi abordada pela técnica em saúde bucal e estudante de Enfermagem, Anny Karoline, e a Enfermeira Déllis Maia, que explicaram sobre a deficiência de proteína associada à teratogênese, que é definido como qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência, que estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz alteração na estrutura ou função da descendência.
As profissionais mostraram fatores determinantes para o aparecimento de anomalias genéticas, devido a exposição a agentes teratogênicos de acordo com o período, duração e a dose exposta. Os agentes causadores de anomalias podem ser biológicos, é o caso de doenças como a rubéola e a sífilis; químicos, como o consume de álcool, drogas, medicamentos, mercúrio e nicotina; e agentes físicos, como a exposição ao raio x ou outras formas de radiação.
A exposição aos agentes teratogênicos pode causar o aborto, prematuridade, malformações, distúrbios do comportamento e/ou aprendizado e alteração no crescimento do bebê.
O que é o grupo de gestantes?
O grupo de gestante visa esclarecer dúvidas acerca do pré-natal, gestação e puerpério, estreitando o vínculo entre paciente e profissionais da Atenção Básica à Saúde. Nos encontros, são abordados temas que tranquilizam os temores e orientam sobre as modificações fisiológicas da gravidez, sobre o processo de parturição e sobre os cuidados com o recém-nascido, como forma de auxiliar na compreensão da gestante e de sua família.
« Voltar© 2024. Prefeitura Municipal de Maturéia. Todos os direitos reservados.