A equipe de profissionais da base descentralizada do SAMU em Matureia promoveu na última quarta-feira (06) e sexta-feira (08), uma palestra para alunos da Escola Municipal Maria Tâmara Souza do Nascimento sobre o funcionamento do serviço da base do SAMU no município.

O Enfermeiro, Bruno Wanderley, destaca que a atividade teve o objetivo de informar como é o trabalho do SAMU municipal e quando acionar o serviço.  “Como e quando ligar para o 192, exemplos de situações que são casos de urgência em que o SAMU atende, mostrando a importância de ligar quando necessário e que os alunos repassassem as informações para o máximo de pessoas”, disse Bruno Wanderley.

A base descentralizada do SAMU de Matureia pertencente à regional do SAMU de Patos – PB. Quando o serviço é acionado, a ligação será atendida por um profissional da central do SAMU de Patos, o qual aciona a equipe municipal de Matureia. “Muita gente quando liga para o SAMU e o atendente diz ‘SAMU Patos’, já desliga A ligação porque pensa que ligou errado. Só que quem atende é a central de Patos mesmo”, alerta o Enfermeiro.

“O atendente vai pegar os dados e passar para um médico, que faz a avaliação daquele paciente para saber se realmente é necessário a ambulância do SAMU e qual ambulância ele irá mandar, se será uma ambulância básica ou se vai ser uma ambulância UTI móvel”, explica Bruno Wanderley.

Além das informações básicas sobre o funcionamento do SAMU, a equipe fez simulações sobre manobras básicas de primeiros socorros. Participaram da palestra os enfermeiros, Bruno Wanderley e Barbara Lima, os técnicos de enfermagem, José Ivanildo e Ana Clara, e os condutores, Marcelo Ramos e Carlos.

 

 

« Voltar