A Escola Municipal Maria Tâmara Souza do Nascimento foi selecionada para participar do programa FIRST® LEGO® League Challenge no Brasil, uma competição internacional de robótica para estudantes. O programa estimula o torneio amigável e colaborativo entre os estudantes para incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico, por meio da robótica.
A seleção foi promovida pelo Instituto Positivo, associação civil sem fins lucrativos que desenvolve projetos e campanhas em favor da melhoria da qualidade da Educação pública brasileira. Com a participação no programa FIRST® LEGO® League Challenge, a Escola Maria Tâmara irá receber gratuitamente os materiais e as formações necessárias para a aplicação do programa, será disponibilizado o Material da Temporada – FIRST® LEGO® League Challenge; conjunto LEGO® Education; acesso aos materiais digitais, formação online, e acompanhamento online.
A Escola Municipal de Matureia foi a única instituição de ensino público do Estado da Paraíba selecionada no programa, e uma das sete instituições de ensino público da região Nordeste que foram contempladas.
A FIRST® LEGO® League Challenge desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna em equipes com até dez participantes e dois técnicos. Além disso, o projeto social também inclui formação para os professores que atuarão na ação.
O programa
A organização norte americana FIRST® - For Inspiration and Recognition of Science and Technology, que em português poderia ser traduzido Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia - implementou, em parceria com a LEGO®, a FIRST® LEGO® League que estimula o torneio amigável e colaborativo entre os estudantes para incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico, por meio da robótica. A LEGO® Foundation por intermédio do Instituto Positivo, disponibilizará conjuntos de blocos da LEGO® Education.
A FIRST® LEGO® League Challenge é uma competição projetada para inspirar crianças e jovens a se interessarem por Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). Os participantes trabalham em equipes para projetar, construir e programar robôs usando kits LEGO. Eles também devem pesquisar e apresentar um projeto relacionado a um problema do mundo real. A competição é dividida em quatro partes: o Desafio do Robô, o Projeto de Inovação, o Design do Robô e os Core Values (Valores Fundamentais), que incluem trabalho em equipe, cooperação e profissionalismo. Cada ano tem um tema diferente, como espaço, transporte, energia, artes, etc.
A competição é voltada para crianças e jovens de 9 a 15 anos no Brasil que tem o SESI como operador oficial da categoria há 13 anos.
O que os estudantes fazem durante esse programa?
Explorar: Os estudantes trabalham em equipes de até 10 integrantes para explorarem um assunto do mundo real de acordo com a temática do ano. É o pontapé inicial para o Projeto de Inovação.
Criar e testar: Os estudantes trabalham com um conjunto chamado Challenge Set. Utilizando o modelo desse kit como um ponto de partida, devendo integrar elementos de robótica da LEGO® Education para automatizá-lo. A partir daí esta etapa é decisiva para as avaliações de Desing do Robô e Desafio do Robô (as arenas com rounds de 2 minutos e meio).
Compartilhar: As equipes são encorajadas, desde o início da temporada, a compartilhar suas ideias com outras equipes; a fazerem contatos em busca de ideias e aprimoramentos de seus próprios trabalhos. Aqui, a construção conjunta é valorizada nos Core Values (princípios e valores éticos individuais e coletivos).
Benefícios do programa: Aprendizagem dos fundamentos dos conceitos de STEAM; Desenvolvimento de hábitos de aprendizagem; Desenvolvimento da confiança, trabalho em equipe e habilidades de comunicação.
Fonte: https://institutopositivo.com.br/
« Voltar© 2024. Prefeitura Municipal de Maturéia. Todos os direitos reservados.