30/11/2018

A Escola Municipal Maria Tâmara realizou ontem, quinta-feira, 29, a culminância do projeto ?Mundo Cordel? e promoveu uma menção à consciência negra através de apresentações e trabalhos expositivos de alunos.

Os profissionais da Escola trabalharam o projeto ?Mundo Cordel? ao longo do ano, resgatando a cultura nordestina a partir de autores renomados. Foram realizadas atividades interdisciplinares junto aos alunos, abordando temas sobre respeito, tolerância, paz, compaixão, solidariedade, perdão e amor no contexto do cordel, e neste mês de novembro, também enfocando para a consciência negra.

O evento conteve apresentações artísticas produzidas pelos alunos, com exibições de danças, parodias, teatro, versos e rap, passando a mensagem de conscientização quanto ao racismo e a intolerância, além de resgates culturais afro-descente brasileira e tradições rítmicas e culturais do nordeste. Algumas apresentações foram na língua brasileira de sinais (libras), realizadas pelos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE).  

Salas com exposições de trabalhos produzidos pelos alunos também foram apreciadas pelo público que estava presente, vários artefatos, banners, maquetes e cartazes ilustravam a dinamicidade do projeto em mostrar a riqueza e história cultural do cordel e afro-brasileira. O evento também promoveu uma ação social com doações de roupas para pessoas carentes. 

Na ocasião, alguns alunos participantes de um projeto fotográfico desenvolvido pelo professor Manoel Messias Maia, que teve o objetivo de mostrar as belezas do sertão e aspectos culturais, receberam medalhas pelas melhores imagens capturadas.

« Voltar