A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), irá implantar o Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) para revitalização e fortalecimento da cultura do caju no município, nesta quarta-feira (23) foi realizada a reunião para escolha do comitê gestor do PRODETER da cajucultura em Matureia.
A reunião contou com representantes de entidades e organizações parceiras, além da presença de produtores rurais. A implantação do programa visa expandir oportunidades para produtores rurais e incentivar a produção do caju por meio do PRODETER, que tem o objetivo de promover o planejamento, a implementação e a autogestão no desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia. Matureia está entre os municípios paraibanos produtores do caju. No ano de 2021, Matureia produziu 19 toneladas de caju, um total de 59 mil reais.
O cajucultura faz parte da história do município, que ficou famoso pelo fenômeno vegetal da prolongada maturação dos seus cajueiros. Pela observação dos antigos moradores de Matureia, os maturis, como são chamados os cajus novos, ainda verdes (pedúnculos) tinham longa maturescência. O fenômeno tem explicação científica: Matureia fica próxima às elevações serranas que culminam no Pico do Jabre, onde o regime climatológico favorece a incidência das chamadas chuvas do caju. A região tem prolongada maturescência, produzindo safras contínuas de cajus.
O PRODETER
O Programa de Desenvolvimento Territorial incorpora um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, como a construção e implementação de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, o fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais, além da integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.
O Prodeter atua ativamente na organização das atividades produtivas, favorecendo, entre outros aspectos, a cooperação entre empreendedores e parceiros, a difusão de tecnologia e inovação e o apoio à execução de políticas públicas que promovam o desenvolvimento da população da Região. Possui o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas das atividades priorizadas; potencializar a participação de agentes econômicos locais no desenvolvimento, melhorar as condições de vida da população regional; incorporar inovações tecnológicas em atividades produtivas; e promover financiamento integrado e orientado das atividades produtivas.
Fonte: https://www.bnb.gov.br/
« Voltar
© 2024. Prefeitura Municipal de Maturéia. Todos os direitos reservados.