Exercite-se: Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo

 

O dia 10 de março é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, data para enfatizar a importância da atividade física na saúde das pessoas.

O sedentarismo é um dos temas que vêm sendo discutidos neste período de pandemia, onde as pessoas ficam mais tempo em casa e diminuem a constância na prática de atividades físicas. São múltiplos os benefícios dos exercícios físicos à saúde da pessoa, como auxílio no processo de perda de peso, fortalecimento dos músculos e ossos, aumento dos níveis de energia e bem estar, e redução dos riscos de desenvolver doenças.

?A Organização Mundial de Saúde estima que 70% da população mundial é sedentária, consequentemente sujeita a um maior risco de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. O baixo nível de atividade física está associado a diversas doenças crônicas degenerativas. Por isso é importante manter-se fisicamente ativo realizando exercícios físicos, caminhada, academia ou algum esporte de preferência?, disse o Profissional de Educação Física do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Édipo Alves.

Devido ao aumento de casos ativos da covid-19 em Matureia, as atividades da academia da saúde estão suspensas, por isso, Édipo Alves dá dicas sobre quais exercícios podem ser feitos em casa e evitar o sedentarismo: agachamento, de 10 a 15 vezes; polichinelo 20 segundos a 1minuto; flexão de braço no colchonete 8 a 12 repetições; prancha abdominal de 20 segundos a 1 minuto e a dança.

« Voltar