A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, está engajada em discutir a implementação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) em Matureia. A PNAB tem como principais objetivos estimular o fomento à cultura, garantir o financiamento e a manutenção de agentes, espaços e ações artísticos-culturais e democratizar o acesso e a produção artística.

A PNAB é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, que visa o apoio à cultura nacional mediante repasses financeiros da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada. Por meio dessa política, será possível investir regularmente em projetos e programas culturais. Os entes federativos irão implementar ações públicas em editais e chamamentos abertos para os trabalhadores da área da cultura, assim como poderão executar os recursos nas políticas culturais locais de maneira direta.

 “A discussão e implementação da PNAB em Matureia demonstram o compromisso e a preocupação da gestão pública em apoiar e promover a cultura local, valorizando os artistas, produtores culturais e demais profissionais do setor. A PNAB oferece recursos financeiros e medidas de apoio para garantir a continuidade das atividades culturais, preservar o patrimônio cultural e estimular a produção artística no município”, falou o Secretário Municipal de Cultura, Gustavo Wanderley.

Com a participação ativa da Secretaria de Cultura e do Conselho de Cultura no plano de ação, é possível elaborar estratégias e ações para a aplicação eficaz dos recursos da PNAB, buscando beneficiar o maior número possível de agentes culturais e projetos artísticos em Matureia. “A Secretaria de Cultura de Matureia e o Conselho de Cultura estão trabalhando em conjunto para garantir que a PNAB seja implementada de forma transparente, democrática e eficaz, promovendo o desenvolvimento cultural, o acesso à arte e a valorização da cultura local. A discussão e aplicação dessas políticas são essenciais para fortalecer o setor cultural e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, criativa e diversificada”, finalizou Gustavo Wanderley.

 

Fonte: Ministério da Cultura

« Voltar