A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 30 de outubro a cerimônia de formatura dos alunos dos cursos de bombeiro civil e cuidador infantil do Programa Paraibatec Agricultura Familiar. Ao todo, 32 alunos se formaram, sendo 11 alunos do curso de bombeiro civil e 21 alunos do curso de cuidador infantil.
“A promoção do curso de cuidador infantil em Matureia é de extrema importância, pois contribui diretamente para a formação de profissionais qualificados, capazes de oferecer cuidados adequados e responsáveis às crianças da comunidade. Além disso, o curso fortalece a empregabilidade local, criando novas oportunidades de trabalho e gerando uma mão de obra qualificada que atende às necessidades de famílias e instituições que dependem de cuidadores capacitados”, destacou a professora do curso de cuidador infantil, Drica Costa.
Nos dois cursos, os alunos passaram por um processo de formação profissionalizante. No curso de cuidador infantil, foram abordados conhecimentos sobre mercado de trabalho e o papel do cuidador Infantil, legislação infantil, cuidados com recém-nascido e primeiros socorros, o processo de desenvolvimento infantil, transtornos e doenças infantis e neuroplasticidade, nutrição infantil e literatura, musicalização e brincadeiras. Já no curso de bombeiro civil, a matriz curricular abordou temas sobre funções, direitos, responsabilidades e deveres do bombeiro civil, procedimentos em prevenção a incêndios, brigada de incêndio, análise de emergência, procedimentos em emergências terrestres (elevadores, helipontos, locais altos, escadas rolantes, espaços confinados, produtos perigosos e outros); combate a incêndio e atendimento pré-Hospitalar, primeiros socorros, transportes, isolamentos, e enterdições.
“Esse tipo de formação também contribui para o desenvolvimento social da cidade, pois oferece aos cuidadores conhecimentos sobre primeiros socorros, desenvolvimento infantil, higiene e nutrição, além de práticas seguras para lidar com as crianças. Esses conhecimentos são essenciais para garantir o bem-estar e a segurança das crianças, contribuindo para um ambiente de cuidado mais seguro e saudável”, enfatiza Drica Costa.
A cerimônia de formatura contou com a participação da Coordenadora Geral do ParaíbaTec da Secretaria de Estado de Educação, Adriana Cardoso, da Coordenadora do Paraíbatec Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido - SEAFDS, Maria da Conceição Belmiro, e da Coordenadora Pedagógica do ParaíbaTec da Secretaria de Estado de Educação, Ana Fernandes, além de representantes da gestão municipal e familiares dos alunos.
O programa
O PARAIBATEC foi estabelecido, em regime de colaboração, ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, com a finalidade de formar gestores(as), professores(as) e monitores(as) das redes públicas, ampliando a oferta de educação profissional e tecnológica na rede de ensino do Governo do Estado da Paraíba, contribuindo e propiciando a interação entre as escolas da rede estadual de educação básica com a comunidade e os arranjos produtivos locais, por meio de ações articuladas de educação profissional e tecnológica, incentivando o retorno de jovens e adultos ao sistema escolar e proporcionando a elevação da escolaridade, a construção de novos itinerários formativos e a melhoria da qualidade do ensino profissional.
A ação PARAIBATEC Agricultura Familiar é uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido com a Secretaria de Estado da Educação com a finalidade do fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado da Paraíba, por meio de formação profissional qualificada dos agricultores(as) familiares, Povos e Comunidades Tradicionais PCTs (Povos indígenas, os quilombolas, ciganas, ribeirinhas e pescadores artesanais) em especial, jovens e mulheres rurais, qualificando mão de obra e buscando um desenvolvimento rural sustentável, geração de renda, diminuição da pobreza rural e diminuição do êxodo rural no estado, fazendo com que os agricultores conquistem cada vez mais espaços na sociedade, ganhando visibilidade, respeito, autonomia e cidadania.
« Voltar
© 2025. Prefeitura Municipal de Maturéia. Todos os direitos reservados.