O Governo Municipal de Matureia está em busca do abastecimento de água da transposição do Rio São Francisco por meio do Sistema Adutor do Pajeú para garantir segurança hídrica em todo o território municipal, que sofre com a escassez e a irregularidade das chuvas. A água da Adutora do Pajeú faz parte de projeto que tem como objetivo levar água para o sertão nordestino.

Por meio da união com demais municípios da serra do Teixeira, o governo municipal visa atender à necessidade por água dos populares da zona urbana e rural de Matureia. Nesta quarta-feira (22), foi realizada uma manifestação coletiva na cidade de Teixeira – PB com representantes do poder executivo, legislativo e populares do município de Matureia e de demais municípios da serra do Teixeira para solicitar água da transposição do Rio São Francisco.  

 A água da Adutora do Pajeú é captada no eixo leste do Rio São Francisco, em Sertânia – PE, e distribuída para os distritos e sede dos municípios nos estados do Pernambuco e Paraíba. O Sistema Adutor Pajeú faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional - PISF.

O Sistema Adutor do Pajeú é constituído de duas etapas, com a 2ª etapa abrangendo municípios do Pernambuco e Paraíba, composto por captações no eixo leste do PISF, estações de bombeamento, reservatórios e tubulações, atingindo 255,7 km de adução entre os Estados de Pernambuco e Paraíba.

 

O que é PISF?

Projeto de Integração do Rio São Francisco – PISF é a maior obra de infraestrutura hídrica do País, dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos. Sua infraestrutura principal é composta por dois eixos de transferência de água: o Eixo Norte, com 260 quilômetros de extensão; e o Eixo Leste, com 217 quilômetros. As estruturas do empreendimento captam a água do Rio São Francisco, no interior de Pernambuco, para abastecer adutoras e ramais que vão perenizar rios e açudes existentes na região.

Os dois eixos estruturantes, a rede de ramais complementares e as obras associadas vão garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Seu principal objetivo é garantir segurança hídrica, através da integração de bacias hidrográficas na região semiárida do Nordeste.

Fonte: https://www.gov.br/

« Voltar