O encontro de gestantes promovido periodicamente na Unidade Básica de Saúde de Matureia, abordou nesta quarta-feira (08), temáticas sobre o planejamento familiar, a nova lei de laqueadura e os direitos da mulher durante a gravidez, parto e puerpério.

Os temas foram abordados pela médica Lays Bezerra e a Enfermeira Linária Kaline, que trouxeram as principais informações sobre os direitos da mulher quanto ao planejamento familiar e às novas regras para cirurgias de laqueadura e vasectomia, além das garantias durante a gestação, parto e puerpério. O encontro teve o objetivo de informar às gestantes sobre seus direitos quanto mulheres e cidadãs.  

A nova lei de laqueadura e vasectomia diminui de 25 para 21 anos a idade mínima, em homens e mulheres, de capacidade civil plena, para submeter-se a procedimento voluntário de esterilização. Além disso, não será exigido o consentimento expresso de ambos os cônjuges para que ocorra a esterilização.

 

O que é o grupo de gestantes?

O grupo de gestante visa esclarecer dúvidas acerca do pré-natal, gestação e puerpério, estreitando o vínculo entre paciente e profissionais da Atenção Básica à Saúde. Nos encontros, são abordados temas que tranquilizam os temores e orientam sobre as modificações fisiológicas da gravidez, sobre o processo de parturição e sobre os cuidados com o recém-nascido, como forma de auxiliar na compreensão da gestante e de sua família.


 

Fonte: https://www12.senado.leg.br/

 

« Voltar