A vacinação contra a covid-19 do grupo de pessoas com comorbidades continua em Matureia. Entre os dias 06 e 07 deste mês 129 pessoas com comorbidades tomaram a 1ª dose do imunizante. Ao todo, já foram vacinadas 187 pessoas com comorbidades.

Diabéticos, hipertensos de acordo com a classificação do Ministério da Saúde, imunossuprimidos, gestantes com comorbidades, obesos (IMC igual ou acima de 40) e pessoas com problemas pulmonares receberam a 1ª dose da vacina. A aplicação das doses foi mediante a apresentação de laudo que comprovou a comorbidade do popular.

Na terça-feira (04) pessoas com lúpus, síndrome de down doenças renais crônicas que realizam hemodiálise, diabéticos e pessoas que realizaram transplante também tomaram a 1ª dose do imunizante, ao todo, foram 45 pessoas vacinadas.

Fazem parte do grupo de comorbidades: diabetes, pneumopatias crônicas graves (doenças que afetam os pulmões), hipertensão (casos mais graves), insuficiência cardíaca, síndrome de Down, cardiopatia, arritmias cardíacas, doença cerebrovascular, próteses valvares, dispositivos cardíacos implantados, cardiopatas congênita no adulto, valvopatias, síndromes coronarianas, cardiopatia reumática, doença renal crônica, pericardite crônica, aneurismas, obesidade mórbida, cirrose hepática, entre outras comorbidades. Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade, também fazem parte do grupo prioritário.

Essas e outras comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação estão descritas no Plano Nacional de Vacinação Contra Covid-19.

Os populares que fazem parte do grupo são comunicados pelos Agentes Comunitários de Saúde sobre o dia de tomar a 1ª e 2ª dose da vacina. Até o momento, as doses recebidas pelo município por público-alvo não abrangem o número total de pessoas, sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde, sob orientação do Governo Estadual, prioriza a ordem decrescente de idade dos públicos para aplicação da vacina.

 

« Voltar