As matrículas para os cursos do Programa Paraibatec Agricultura Familiar em Matureia serão abertas a partir desta terça-feira, dia 09 de janeiro, para os alunos escritos nos cursos de bombeiro civil e cuidador infantil. As matrículas seguem até o dia 31 de janeiro.
As pessoas inscritas nos cursos podem realizar a matrícula de segunda à sexta-feira, das 18h às 22h na Escola Municipal Maria Tâmara Souza do Nascimento. Para matrícula, os inscritos nos cursos devem apresentar a cédula de identidade (RG), CPF e um comprovante de residência.
Serão disponibilizadas 25 vagas para cada curso, assim, aos 25 primeiros inscritos em cada curso será garantida a participação no respectivo curso do Paraibatec. A lista de escritos pode ser consultada no site da prefeitura em "Últimos documentos publicados".
O programa
O PARAIBATEC foi estabelecido, em regime de colaboração, ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, com a finalidade de formar gestores(as), professores(as) e monitores(as) das redes públicas, ampliando a oferta de educação profissional e tecnológica na rede de ensino do Governo do Estado da Paraíba, contribuindo e propiciando a interação entre as escolas da rede estadual de educação básica com a comunidade e os arranjos produtivos locais, por meio de ações articuladas de educação profissional e tecnológica, incentivando o retorno de jovens e adultos ao sistema escolar e proporcionando a elevação da escolaridade, a construção de novos itinerários formativos e a melhoria da qualidade do ensino profissional.
A ação PARAIBATEC Agricultura Familiar é uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido com a Secretaria de Estado da Educação com a finalidade do fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado da Paraíba, por meio de formação profissional qualificada dos agricultores(as) familiares, Povos e Comunidades Tradicionais PCTs (Povos indígenas, os quilombolas, ciganas, ribeirinhas e pescadores artesanais) em especial, jovens e mulheres rurais, qualificando mão de obra e buscando um desenvolvimento rural sustentável, geração de renda, diminuição da pobreza rural e diminuição do êxodo rural no estado, fazendo com que os agricultores conquistem cada vez mais espaços na sociedade, ganhando visibilidade, respeito, autonomia e cidadania.
© 2024. Prefeitura Municipal de Maturéia. Todos os direitos reservados.