O município de Matureia ocupa a 18° posição na Paraíba nos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil, novo modelo de financiamento para a Atenção Básica. Matureia alcançou 80.30% no desempenho do programa no quadrimestre deste ano, estando em 2º lugar entre as cidades da 6ª Gerência Regional de Saúde.

Para a avaliação são considerados os resultados alcançados em um conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes de saúde. São indicadores para pagamento por desempenho em 2021 e 2022: Ações multiprofissionais no âmbito da atenção primária à saúde; Ações no cuidado puerperal; Ações de puericultura (crianças até 12 meses); Ações relacionadas ao HIV; Ações relacionadas ao cuidado de pessoas com tuberculose; Ações odontológicas; Ações relacionadas às hepatites; Ações em saúde mental; Ações relacionadas ao câncer de mama; e Indicadores Globais.

O monitoramento desses indicadores permite avaliação do acesso, da qualidade e da resolutividade dos serviços prestados pelas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária, viabilizando, assim, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde, além de ser um meio de dar mais transparência aos investimentos na área da saúde para a sociedade.

O Previne Brasil tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O novo modelo de financiamento equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos como ampliação do horário de atendimento, equipes de saúde bucal, informatização, entre outros programas.

 

Fonte: Programa Previne Brasil

« Voltar