Neste mês de março é realizado o movimento anual ?Março Lilás?, dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de colo do útero.
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos).
O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros; tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados), e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais estão entre os fatores que aumentam o risco do câncer de colo do útero.
O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar sinais da doença e fazer o diagnóstico precoce. O exame pode ser feito na Unidade Municipal de Saúde, e sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença.
Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)
« Voltar
© 2025. Prefeitura Municipal de Maturéia. Todos os direitos reservados.