11/04/2019
Assuntos sobre o sistema público de saúde e atendimentos básicos de prevenção e promoção da saúde embasaram a 5ª Conferência Municipal de Saúde realizada na última quarta-feira, (10), em Maturéia.
A saúde como direito do cidadão foi o ponto central de discussão do evento, que teve como tema ?Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS?. Um evento de participação social e de mobilização para a construção de uma saúde pública mais qualificada e integral.
Um dos objetivos da Conferência foi debater o tema central com enfoque na saúde como direito na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS); Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, Mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca da saúde como direito e em defesa do SUS.
O evento no município aconteceu no espaço da Igreja Ação Evangélica, sob administração do Secretário Municipal de Saúde, Bruno Wanderley; Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Renilson Fontes, Coordenador da 6ª Gerência Regional de Saúde, Leudo Farias, e representantes da Saúde do Estado, Marivalda Xavier e Paulo Sérgio Nascimento.
Na oportunidade, o Secretário Bruno Wanderley e o Prefeito Zé Pereira prestaram uma homenagem a Maria do Socorro Pereira de Souza, conhecida como Socorro Gué, antiga parteira do município que já realizou mais de 500 partos em Maturéia. Em vídeo, foi contado um pouco da história de dedicação de Socorro Gué à saúde municipal de Maturéia.
Para concluir o evento, os participantes da conferência, dentre profissionais, poder executivo e sociedade civil local, discutiram de forma conjunta os eixos temáticos da conferência: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Em grupos, foram analisadas prioridades de saúde e formulada propostas e diretrizes que incidirão sobre as políticas de saúde no município.
« Voltar© 2025. Prefeitura Municipal de Maturéia. Todos os direitos reservados.