Os profissionais da atenção primária à saúde (APS) de Matureia participaram de uma capacitação sobre doenças da mama e os protocolos que devem ser tomados no diagnóstico e orientação à população sobre o câncer de mama. A capacitação foi ministrada pelo Médico Mastologista, Dr. Thiago Pereira Alencar.

A ação faz parte da campanha do Outubro Rosa 2023, que tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Dr. Thiago Pereira explicou sobre a classificação BI-RADS de avaliação e interpretação de exames de imagem da mama, além de informar sobre os principais sintomas do câncer de mama; formas de rastreamento da doença; tratamento; e exames preventivos, a exemplo da mamografia. Os profissionais foram orientados sobre como administrar atendimentos e avaliação de exames da mama para o diagnóstico precoce da doença.

Além da capacitação para os profissionais, foram promovidas consultas com Dr. Thiago Pereira, ao todo, 40 mulheres foram atendidas.

De acordo com informações da Ministério da Saúde, não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, entre outros fatores de risco.

 

O câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

 

Fonte: https://www.gov.br/inca

« Voltar