Os profissionais da Saúde Municipal de Maturéia realizaram o último encontro do ano com grupo de gestantes do município. O evento encerra as atividades desenvolvidas ao longo deste ano com as futuras mamães de Maturéia. A atividade realizada nesta quarta-feira (18) abordou assuntos sobre o tema depressão pós-parto e vivência do luto ao perder um bebê ainda na gestação.
?A depressão pós-parto é uma condição de profunda tristeza, desespero e falta de esperança que acontece logo após o parto, ou até mesmo um ano depois. Raramente, a situação pode se complicar e evoluir para uma forma mais agressiva e extrema da depressão pós-parto, conhecida como psicose pós-parto. Assim a, depressão pós-parto traz inúmeras consequências ao vínculo da mãe com o bebê, sobretudo no que se refere ao aspecto afetivo?, explicou a Psicóloga Thais Mendes, que participou do encontro.
A atividade ainda contou com as Enfermeiras Linária Kaline e Déllis Maia, que destacaram a importância da relação efetiva entre mãe e filho, e a participação da família e do parceiro durante o processo gestacional e pós-parto da mulher.
?Durante todo o dia de hoje as gestantes poderão entender melhor acerca do tema, compreendo os sintomas e formas de tratamento, além disso, elas foram encorajadas a exporem suas angústias e os conflitos que podem vir com a maternidade e o efeito protetor que a fala tem contra a depressão, e a buscar ajuda com os profissionais?, acrescentou Thais.
A atividade foi realizada em dois momentos, contando com a participação de Agentes Comunitários de Saúde. O primeiro momento foi realizado com um grupo de gestantes na Unidade Básica de Saúde Dr. Victório Medeiros, e outro com gestantes no bairro Sambão.
O último encontro do ano com o grupo de gestantes ainda contou com aula de dança e entrega de brindes.
« Voltar© 2025. Prefeitura Municipal de Maturéia. Todos os direitos reservados.