Os profissionais da Saúde de Maturéia realizaram na terça-feira (10) uma palestra para gestantes do município abordando assuntos acerca das arboviroses.  As futuras mães puderam conhecer as formas de combater às arboviroses e como identificar os sintomas dessas doenças.

Nesse época de chuvas o índice de manifestação de doenças causadas por vírus aumenta, o que inclui a transmissão do vírus causador da dengue, Zika e Chikungunya por meio do mosquito Aedes aegypti.

As Enfermeiras Linária Kaline e Déllis Maia falaram sobre os casos de dengue, Zika e Chikungunya apresentados na Paraíba e o aumento do índice anualmente, além dos casos de mortalidade em razão das arboviroses e a relação do vírus com a microcefalia.

Com auxílio de material audiovisual e transmissão de informações, as profissionais orientaram às gestantes sobre as formas de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, a exemplo da prevenção com o uso de telas e repelentes.

Ainda na palestra foi ressaltada a parceria entre saúde municipal, endemia e população para combater o Aedes aegypti e prevenir as manifestações das arboviroses, por meio da conscientização e práticas de cuidados diários numa ação conjunta de profissionais e populares.

« Voltar