A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (16) uma capacitação sobre o Serviço de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa) para os profissionais de saúde do município, visando aperfeiçoar os atendimentos domiciliares de saúde.

Médicos, enfermeiros, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e agentes comunitários de saúde realizam atendimentos domiciliares regulamente na zona urbana e rural de Matureia. A atenção domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções.

O que é Atenção Domiciliar – Melhor em Casa?

A Atenção Domiciliar (AD) é uma forma de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde.

Melhor em Casa – Pacientes que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos. A indicação para o atendimento domiciliar pode vir de diferentes serviços da rede de atenção. A prestação de assistência à saúde é de responsabilidade da equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD) e da equipe multiprofissional de apoio (EMAP), sendo o cuidado compartilhado com a família e/ou cuidador responsável.
 

Fonte: https://www.gov.br/saude

« Voltar