Os profissionais de saúde de Matureia estão promovendo uma semana educativa nas escolas municipais sobre o combate à dengue, a ação faz Programa Saúde na Escola (PSE). De forma lúdica, os profissionais transmitem informações aos alunos sobre as causas e as consequências da dengue, além das formas de eliminar o mosquito aedes aegypti.

Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate a Endemias, médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde estão participando da ação conjunta. São realizadas palestras, apresentações e distribuídos panfletos para as crianças e adolescentes orientando sobre os cuidados diários contra o mosquito, a exemplo da eliminação de água parada em recipientes domésticos. A ação é realizada regularmente durante a campanha contra o aedes aegypti.

O objetivo da ação é conscientizar os alunos para que levem para suas casas as informações adquiridas com os profissionais, conscientizando também seus pais ou responsáveis e, assim, intensificando a conscientização de toda população.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa a integração permanente da educação e da saúde, por meio de ações para proporcionar melhoria da qualidade de vida da população, possuindo o objetivo de unir educação e saúde no ambiente escolar. Através do programa são desenvolvidas diferentes ações educativas de promoção, prevenção e atenção à saúde nas escolas. As atividades do PSE em Matureia são realizadas regularmente, organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.