Os profissionais da saúde municipal de Matureia realizaram durante todo o mês de maio avaliações do peso e altura de crianças menores de 10 anos que estudam nas escolas municipais, a atividade faz parte da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil, o Proteja. A estratégia reúne ações para deter o avanço da obesidade em crianças.

As avaliações aconteceram na Creche Santa Cecília, na Escola José Ramalho Xavier e nas escolas do campo. Com a iniciativa, os profissionais de saúde identificam crianças que se encontram no quadro de obesidade infantil e direcionam para um acompanhamento multidisciplinar para que saiam da taxa de obesidade.

Por meio do Proteja, são promovidas atividades nas escolas com atendimento nutricional e realização de exercícios físicos com as crianças. As atividades físicas são coordenadas pelo Profissional de Educação Física, Édipo Alves, que promove exercícios de acordo com a faixa etária dos alunos, trabalhando a coordenação motora, velocidade e a agilidade.

O Proteja é um programa do Governo Federal tem como objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado e para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças. O programa reforça a responsabilidade de cuidar e incentivar crianças a adotar uma alimentação saudável e a praticar atividades físicas.

O programa possui os seguintes eixos:

Vigilância alimentar e nutricional, promoção da saúde, prevenção do ganho excessivo de peso, diagnóstico precoce e cuidado adequado às crianças, adolescentes e gestantes, no âmbito da Atenção Primária da Saúde;

Promoção da saúde nas escolas, para torná-las espaços que promovam o consumo de alimentos adequados e saudáveis e a prática regular de atividade física;

Educação, comunicação e informação para promover a alimentação saudável e a prática de atividade física para toda a população brasileira, em especial as crianças;

Formação e educação permanente dos profissionais envolvidos no cuidado às crianças;

Articulações intersetoriais e de caráter comunitário que promovam ambientes saudáveis e apoiem a alimentação saudável e a prática de atividade física nas cidades.

Fonte: https://aps.saude.gov.br/noticia/14037