Os profissionais municipais de saúde realizaram nesta quarta-feira (07), uma ação de saúde pré-carnavalesca na feira pública da cidade, a ação faz parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde para promoção da saúde no carnaval, destacando a importância da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Foi realizada a distribuição de preservativos, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, aferição de pressão e testagem de glicemia, a ação contou com profissionais de enfermagem e agentes comunitários de saúde que desenvolveram as atividades no atendimento à população.

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

As Infecções Sexualmente Transmissíveis aparecem, principalmente, no órgão genital, mas também podem surgir em outras partes do corpo, como palma das mãos, olhos ou língua. Elas podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. Ao perceber qualquer sinal ou sintoma, deve-se procurar o serviço de saúde, independentemente de quando foi a última relação sexual. É importante que não haja automedicação e que o tratamento seja prescrito por um profissional de saúde habilitado.

O Ministério da Saúde ressalta, ainda, a importância da realização de testes para diagnóstico precoce, principalmente se houver relação sexual desprotegida, pois algumas IST podem não apresentar sinais e sintomas. Caso apresente exposição sexual com risco de infecção, o usuário deve se informar sobre a profilaxia pós-exposição (PEP), que deve ser iniciada em até 72 horas. Se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente, algumas infecções podem levar a graves complicações. Também é de extrema relevância que as parcerias sexuais sejam alertadas sempre que uma IST for diagnosticada, para que também realizem o tratamento.
 

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br

 

« Voltar