Além dos profissionais de saúde da rede pública, os trabalhadores de saúde da rede privada de Matureia também receberam a vacina contra a covid-19. Na terça-feira (11), 19 trabalhadores que atuam em farmácias, laboratórios e funerária tomaram a 1ª dose do imunizante.

Já foram vacinados com a 1ª dose da vacina 109 profissionais de saúde, 846 idosos e 232 pessoas com comorbidades.  A 2ª dose já foi aplicada em 73 profissionais de saúde e 610 idosos. Ao todo, o município de Matureia já recebeu 1.870 doses da vacina contra covid-19.

A vacinação no município segue o Plano Nacional de Vacinação Contra Covid-19.  No momento, Matureia está na 3ª fase do plano, imunizando grupo de pessoas com comorbidades. Estão sendo vacinados populares que realizam hemodiálise de 18 a 59 anos; que possuem síndrome de down de 18 a 59 anos; pessoas com deficiência cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos, pessoas com obesidade mórbida (IMC igual ou acima de 40), pessoas que realizaram transplante, gestantes e puérperas com comorbidades de 18 a 59 anos, diabéticos por ordem decrescente da idade, hipertensos de acordo com a classificação do Ministério da Saúde, e imunossuprimidos.

Os Agentes Comunitários de Saúde ficaram responsáveis para comunicar os populares sobre o dia de tomar a 1ª e 2ª dose da vacina. Até o momento, as doses recebidas pelo município por público-alvo não abrangem o número total de pessoas, sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde, sob orientação do Governo Estadual, prioriza a ordem decrescente de idade dos públicos para aplicação da vacina.

 

« Voltar