24/01/2019

Nesta semana os profissionais da saúde municipal de Maturéia promoveram atividades no alerta sobre a doença infecciosa Hanseníase, e participaram de uma capacitação sobre saúde do trabalhador. As atividades fazem parte da promoção de saúde e formação continua dos profissionais para melhoria dos atendimentos de saúde à população.

Na quarta-feira, 23, parte da equipe da Unidade de Saúde Dr. Victório Medeiros promoveu uma panfletagem durante a manhã na feira pública da cidade, levando informações sobre a Hanseníase, como seus principais sintomas, diagnóstico e tratamento. Participaram da entrega dos panfletos os Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeira e Nutricionista da UBS municipal e Coordenadora da Atenção Básica, Kátia Maia.

À tarde, médicas e enfermeiros da Unidade de Saúde e Coordenadora da Atenção Básica promoveram uma palestra para os Agentes Comunitários de Saúde no intuito de orientar sobre como identificar sintomas da Hanseníase em populares, através das visitas que realizam regularmente no acompanhamento da saúde das famílias.

O encontro, que aconteceu no espaço da Igreja de São Francisco, teve o objetivo de fortalecer o trabalho realizado pelos profissionais, aperfeiçoado sua capacidade de identificar possíveis doenças nos populares, a exemplo da Hanseníase. Os profissionais também abordaram na palestra a importância do envolvimento da equipe multidisciplinar de saúde no combate à doença. Ao final, os Agentes de saúde receberam cerificados pela participação na palestra.

Na manhã desta quinta-feira, 24, as atividades continuaram. Médicas, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde e Vigilância em saúde participaram de uma capacitação promovida pelo CEREST (Centro de referência à saúde do trabalhador) abordando sobre a saúde do trabalhador. A capacitação tinha o intuito de informar os profissionais sobre as práticas de prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores, observando suas condições de trabalho e a qualidade de vida.

 

« Voltar