Profissionais das áreas da saúde, assistência social e administração participaram nesta terça-feira (25) da 05ª oficina de capacitação: Sistema de informações Municipais sobre o Saneamento (SIMS), do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A capacitação teve o objetivo de transmitir informações sobre o acesso ao banco de dados do PMSB.

Para o processo de implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico são necessários o acompanhamento e sistematização de dados e informações que demonstrem a evolução e melhoria das condições de vida da população beneficiada pelos serviços de saneamento básico em todo território municipal. O software SIMS simplifica o processo de armazenamento, controle, integração, manipulação, modelagem e visualização de dados georreferenciados e tabulares obtidos das mais variadas fontes de informação, funcionando como uma ferramenta de apoio para o planejamento e gestão municipal.

A capacitação foi ministrada pelos técnicos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O projeto de elaboração e implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico é uma parceria entre a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e administração municipal.

O Plano Municipal de Saneamento Básico abrange pontos sobre serviços de água, esgotos, resíduos sólidos, drenagem das águas pluviais urbanas, entre outros aspectos do saneamento básico. A partir das informações inseridas pelos técnicos municipais, o software automaticamente realiza o cálculo dos indicadores de desempenho municipal. Ao centralizar esses dados em um único sistema, é possível realizar uma análise abrangente e integrada do desempenho e das necessidades do setor de saneamento no âmbito municipal. O SIMS também possibilita a visualização e correlação dos dados, emissão de relatórios, identificação de falhas e lacunas, entre outros.

« Voltar