A Gestão da Educação Municipal de Maturéia está regularmente participando de reuniões e promovendo planejamentos para o crescimento da rede municipal de ensino.  Na sexta-feira (13), a Coordenadora e formadora municipal do Programa SOMA - Pacto pela aprendizagem da Paraíba, Mirian Pedrosa, participou da reunião que dá início às formações do programa.

O encontro aconteceu no Auditório da Fundação Ernani Sátiro ? FUNES, em Patos-PB, reunindo coordenadores e formadores do SOMA dos municípios da 6ª Gerência Regional de Educação. A reunião tratou sobre os preparativos para as formações do SOMA, que acontecem já neste mês de março, e conceitos do programa para alcance de objetivos de aprendizagem e alfabetização na educação básica.

?A reunião foi bastante técnica. Tratamos sobre o retorno das atividades, breve retomada sobre os conceitos do programa, a importância do pacto que o município firmou com o Estado, sobre as formações que começam de 17 a 20 deste mês em curso, apresentação das equipes municipais, reforçando todos os componentes existentes no programa?, disse a Coordenadora do Programa SOMA em Maturéia e Formadora, Mirian Pedrosa.

As formações do Programa SOMA acontecem simultaneamente em seis polos: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras, do dia 17 a 20 de março.

O SOMA (Pacto Pela Aprendizagem na Paraíba), da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, é um programa que se constitui em uma Política Estadual de Alfabetização, um importante instrumento de colaboração entre o Estado e os municípios. O objetivo do SOMA é assegurar condições para que todas as crianças da Paraíba se apropriem do sistema de escrita alfabético e desenvolvam suas capacidades de letramento no Ciclo de Alfabetização e melhorar os indicadores de aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamental.

O município de Maturéia fez a adesão ao programa desde 2017, com atuação no Ciclo de Alfabetização com formações em serviço do 1º ao 3º ano e avaliações externas tanto do Ciclo de Alfabetização quanto no 5º e 9º ano.

Os profissionais da educação municipal, das áreas de Supervisão e Coordenação, participam das formações do SOMA periodicamente e têm o compromisso de repassarem a formação e os conhecimentos adquiridos para os docentes no município, com o propósito de potencializar a educação municipal para melhor desenvolvimento da alfabetização e aprendizagem dos alunos.

 

Fonte: SOMA Paraíba

« Voltar