A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma ação de saúde em Matureia com o Projeto de Extensão do Centro de Ciências Médicas (CCM) “Xô Amerê”, disponibilizando atendimentos de pneumologistas e exames de espirometria para a população local. O projeto abrange estratégias para melhoria da saúde respiratória da população.

A ação foi realizada no último dia 09 de março, com a realização de 35 atendimentos, 15 solicitações de exames para avaliação da função pulmonar e 09 solicitações de medicamentos de alto custo para população com doença pulmonar (Asma e Doença pulmonar obstrutiva crônica - DPOC).

O “Xô Amerê” tem como alvo estratégias de melhoria na implantação da linha de cuidado de doenças respiratórias obstrutivas. As atividades do projeto foram iniciadas em 2019, destinadas a atender populares dos municípios paraibanos.

O nome do projeto “Xô Amerê” possui a junção de duas palavras de origens distintas. A palavra “Xô” significa uma onomatopeia comumente utilizada, principalmente no nordeste brasileiro, que reproduz o som de quem quer enxotar algo, já a palavra “Amerê” tem origem indígena, mais precisamente do dialeto Tupi Guarani, que significa fumaça. De acordo com o projeto, a escolha das palavras simboliza não apenas a diversidade geocultural, mas também, a luta no combate às doenças respiratórias obstrutivas e aos seus fatores de risco.

« Voltar