16/11/2018
Foram retomadas no mês de setembro deste ano a obra de construção do banco de sementes no município de Maturéia, que irá armazenar sementes nativas da região. O espaço coletivo também será centro de atividades múltiplas do município.
A construção do banco de sementes foi iniciada em 2013, após três anos inativa, foi retomada este ano pela gestão atual. O término da obra de conclusão está previsto para o começo do próximo ano.
O banco de sementes tem a finalidade de ser um espaço comunitário para armazenar e preservar deferentes espécies de grãos e sementes típicas da região. Além de Maturéia, o espaço coletivo também irá beneficiar cidades circunvizinhas, sendo um banco mãe de sementes.
O banco de sementes e centro de atividades múltiplas é um Programa Nacional de Sementes e Mudas para Agricultura Familiar, uma parceria do antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário, hoje Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).
O Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) estará responsável pela capacitação dos agricultores no manuseio das sementes no espaço coletivo de armazenamento. As Associações de Moradores e de Pequenos Produtores Rurais de Maturéia serão responsáveis pela administração do uso do banco de sementes e centro de atividades múltiplas no município.
Com o uso do banco de sementes é possível armazenar os alimentos para que sejam utilizados em épocas de plantio e em situações emergenciais, além de garantir a preservação da linhagem dos grãos e das sementes mais antigas.
O integração da comunidade e o fortalecimento do trabalho rural serão aspectos evidenciados através do banco de sementes e centro de atividades múltiplas no município.
Fonte: http://www.mda.gov.br/
« Voltar© 2025. Prefeitura Municipal de Maturéia. Todos os direitos reservados.