Saúde Municipal realiza Campanha de Diabetes

 

No dia 14 deste mês é lembrado o Dia Mundial dos Diabetes, que visa consientizar a população sobre a prevenção contra a doença. Para informar e consientizar os populares de Maturéia no combate à doença, a Secretaria Municipal de Saúde organizou uma palestra e atendimentos com o médico Endocrinologista, Dr. Antônio Fernandes.

A campanha no municipal foi realizada na última quinta-feira (21) voltada a não portadores e portadores da doença no municipio, que chega a pouco mais de 900 diabéticos. O objetivo foi de conscientizar sobre a prevenção e educação em diabetes, por meio de hábitos saudáveis de estilo de vida, como prática de atividades físicas e alimentação saudável. 

A palestra aconteceu na Unidade Básica de Saúde, Dr. Victório Medeiros, o Endocrinologista Dr. Antônio Fernandes falou sobre os tipos mais comuns de diabetes: tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional, explicando fatores de riscos, sintomas e tratamento. O Endocrinologista também realizou atendimentos a pessoas diabéticas e sanou dúvidas de populares não portadores da doença sobre características da diabetes. 

 

O que é diabetes?

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Tipos mais comuns:

DIABETES TIPO 1

Doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.

DIABETES TIPO 2

Doença crônica que afeta a forma como o corpo processa o açúcar do sangue (glicose).

PRÉ-DIABETES

Condição em que o açúcar no sangue está elevado, mas não o suficiente para ser classificado como diabetes do tipo 2.

DIABETES GESTACIONAL

Altos níveis de açúcar no sangue que afetam gestantes.

 

 

Fontes: http://www.saude.gov.br/ e Hospital Israelita A. Einstein e outros. Saiba mais

« Voltar