- Segunda-Feira, 16 de Dezembro de 2024
A base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Matureia completa nesta segunda-feira (16), um ano de atividade no município. Mais de 600 ocorrências já foram atendidas neste primeiro ano de atividade.
A base descentralizada do SAMU pertencente à regional do SAMU de Patos – PB, a estrutura do serviço no município foi aprovada com a assinatura do termo de compromisso em responsabilizar-se junto a Central de Regulação de Urgência (CRU) nos quesitos preconizados pelo Ministério da Saúde. Dentre os compromissos firmados, estão o contato frequente entre as coordenações sobre dados epidemiológicos; padronização visual de profissionais e instrumentos atrelados ao serviço; manutenção do veículo; treinamento e a constante capacitação dos profissionais em suas respectivas áreas de atuação para o serviço.
“Comemoramos hoje um marco importante, o primeiro ano do SAMU em Matureia. Nossa equipe realizou 642 atendimentos, salvando inúmeras vidas. Agradecemos aos profissionais dedicados e à população por confiar em nossos serviços, continuaremos melhorando para oferecer assistência de qualidade” disse o Secretário Municipal de Saúde, Hércules Oliveira.
O SAMU de Matureia é composto por quatro enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e quatro condutores. A coordenadora municipal do SAMU, Linária Kaline, ressalta que o SAMU no município contribui para reduzir a mortalidade por causas evitáveis, “graças à sua capacidade de resposta rápida e eficaz em situações de emergência”, destaca a profissional.
Implantação
O projeto para implantação da base do SAMU em Matureia foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde e encaminhado à Comissão Intergestores Regional (CIR) em Patos – PB e, posteriormente, enviado à Comissão Intergestores Bipartites (CIB) em João Pessoa – PB, recebendo a aprovação final no ano de 2020. O município de Matureia também conquistou o recurso de 200 mil reais para construção própria da base descentralizada do SAMU, por meio de uma emenda parlamentar viabilizada em parceria com o Deputado Estadual, Adriano Galdino.
« Voltar