Os profissionais municipais de saúde realizaram na quarta-feira (17), uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE) para estudantes da Escola Estadual Antônio Moacir Dantas Cavalcanti, abordando temáticas sobre saúde sexual e planejamento familiar.

Foi promovida uma palestra para transmitir informações sobre as principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e os métodos para evitar as IST, além dos métodos contraceptivos para evitar uma gravidez indesejada na adolescência. O planejamento familiar foi um dos temas abordados com os adolescentes, visando conscientizar os estudantes sobre a importância da prevenção na vida sexual na fase da adolescência.

“Ação foi realizada no intuito de levar informações corretas e seguras para os jovens e adolescentes sobre a temática dos métodos contraceptivos e sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, com isso, evitar gravidez indesejada e infecções”, disse a coordenadora de atenção primária à saúde e do PSE em Matureia, Juliana Gama.

O programa

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa a integração permanente da educação e da saúde, por meio de ações para proporcionar melhoria da qualidade de vida da população, possuindo o objetivo de unir educação e saúde no ambiente escolar. Através do programa são desenvolvidas diferentes ações educativas de promoção, prevenção e atenção à saúde nas escolas. As atividades do PSE em Matureia são realizadas regularmente, organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.