A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu nesta quinta-feira (25), uma palestra informativa para pais e responsáveis sobre o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A palestra foi ministrada pelo conselheiro tutelar da cidade de Teixeira – PB, Yago Lucena.

No evento, foi enfatizada a importância do diálogo em família, a atenção aos sinais de violência sexual e os meios para denunciar os casos. Os profissionais da Assistência Social de Matureia desenvolvem durante este mês de maio a campanha alusiva ao dia 18 de maio, lembrado como o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização acontece nas escolas municipais e estadual, com palestras, apresentações lúdicas, rodas de conversas e escutas qualificadas, alertando o público infantojuvenil e toda a comunidade sobre a violência sexual e como denunciar os casos.

As ações são desenvolvidas pelos profissionais da Secretaria de Assistência Social, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Conselho Tutelar, com o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos da criança e do adolescente e como identificar os tipos de violência e denunciar os casos de abuso e exploração sexual.

As atividades da mobilização seguem até o final do mês de maio, levando informação e reflexão sobre o enfretamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tio de crime.

História do Dia 18 de Maio

A campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é lembrada no dia 18 de maio em razão de um crime bárbaro que aconteceu em Vitória - ES no dia 18 de maio de 1973, que conhecido como o caso Aracely. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média/alta daquela cidade. O crime apesar de sua natureza hedionda até hoje está impune.